19, Julho 2023
Descubra o Paraíso Escondido em Portugal
Chama-se Paraíso Escondido, mas a RECICLA revela-lhe onde fica e porque se chama assim. Além das paisagens e do relaxamento que oferece, este espaço é ecológico e a não perder.
Chama-se Paraíso Escondido, mas a RECICLA revela-lhe onde fica e porque se chama assim. Além das paisagens e do relaxamento que oferece, este espaço é ecológico e a não perder.
Começou por ser a casa de campo do casal Berny e Glenn, mas a ideia de o transformar num pequeno retiro começou a ganhar forma e em 2014 abriu portas ao público.
Situado no concelho de Beja, a poucos quilómetros de Odemira, o Paraíso Escondido descreve-se, segundo o casal como “ideal para abrandar o ritmo, relaxar e retomar a ligação com as coisas mais bonitas que a vida tem para nos oferecer”.
Paraíso Escondido e ecológico
Criado num conceito centrado na natureza, os cuidados ambientais praticados nesta propriedade são diversos.
“O nosso lema é ‘Viver em harmonia’ e estamos muito conscientes do nosso dever de ajudar a proteger o planeta em que vivemos”, explicam Berny e Glenn.
No topo da lista enumera-se a formação e informação passada aos funcionários para que estes adotem uma conduta responsável e ecológica.
Seguem-se vários outros exemplos, como a utilização exclusiva de lâmpadas LED, ou a utilização de roupa de cama de origem portuguesa 100% algodão.
As amenities colocadas nos quartos são produtos que não são testados em animais, com ingredientes de origem botânica e natural, fornecidas em dispensadores.
À mesa exploram-se os sabores
Os produtos servidos quer ao pequeno almoço e noutros momentos do dia são baseados no conceito “farm to table”, isto é, da quinta para a mesa.
Como a cozinha é vegetariana e vegana, 90% dos produtos são adquiridos num raio de 35 km. Esta medida apoia os fornecedores locais e contribui para reduzir a pegada de carbono.
Ao pequeno almoço há frutas frescas e sumos feitos na hora, pão cozinhado em casa, café orgânico e proveniente de comércio justo. Os jantares permitem explorar os ingredientes da região e a maioria dos vegetais e ervas são provenientes da horta orgânica da propriedade.
O Paraíso Escondido diz sim a todo o tipo de reciclagem
Nesta Guess House a economia circular está sempre em foco.
A água fornecida aos hóspedes é aquecida pela energia solar e a água da chuva é guardada e utilizada tanto para o lago como para regar o jardim e a horta orgânica.
A reciclagem de embalagens é também ponto indispensável. Aqui separam-se embalagens de vidro, papel e cartão, bem como de plástico e metal. Os biorresíduos são ainda colocados à parte e utilizados para compostagem.
Ainda a completar a lista da reciclagem encontram-se peças de mobiliário que no Paraíso Escondido podem ter mais do que uma vida, através do upcycling.
Atividades para explorar a natureza
Além de relaxar e tirar partido da paisagem e do ambiente em redor. Junto ao Paraíso Escondido há algumas atividades para experimentar.
A propriedade está a pouco menos de 20km das praias da Costa Vicentina, para quem não dispensa um mergulho no mar ou de desfrutar do sol como os pés na areia. Outras atividades disponíveis, uma vez pelo sudoeste português, são os passeios de canoa ou caiaque pelo rio Mira ou os trilhos da Rota Vicentina.
Se o objetivo for fazer algo mais relaxante, nesta Guest House existe ainda um estúdio com vista sobre a icónica paisagem alentejana. Criado a partir de partes de escritório reciclado e revestido com cortiça, aqui é possível participar em aulas de yoga ou meditar.
São Teotónio, Beja, Portugal
T. 912 470 206