Este ano, pela primeira vez a Organização das Nações Unidas assinala o dia 30 de março como o Dia Internacional do Lixo Zero. Para conseguir não produzir qualquer tipo de resíduo é imprescindível saber usar os diversos R da economia circular. Além de reduzir e reutilizar, reciclar é essencial, por isso, a RECICLA preparou-lhe um guia passo a passo para saber o que deve e onde pode descartar tudo.

Antes de espreitar a lista que o vai ajudar a rumar ao “lixo zero”, lembre-se de que os ecopontos verde e amarelo apenas aceitam embalagens. O ecoponto azul aceita, diversos tipos de papel, livres de excesso de gordura ou sujidade, além de embalagens de cartão.

Resíduos de Papel e Cartão

O ecoponto azul aceita tanto as suas faturas de supermercado, como as folhas de impressora, as caixas de cartão, as revistas antigas, os cadernos acabados ou os dossiers estragados. A esta lista, mais recentemente, juntam-se os copos de papel para bebidas quentes, que já podem ser enviados para o ecoponto azul.

No entanto, não aceita guardanapos, lenços ou toalhitas húmidas, mas todo o papel e cartão seco e sem sujidade é bem-vindo.

Embalagens de Plástico, Metal e Pacotes de Bebidas

Tudo o que são embalagens de plástico, metal e alumínio e pacotes de bebidas vão para o ecoponto amarelo. Falamos de pacotes de natas, copos de iogurte, sacos de batatas fritas ou garrafas de sumos ou de detergentes. Nesta lista incluem-se os enlatados, as bandejas de takeaway e esferovite, entre várias outras embalagens que têm lugar no ecoponto amarelo.

Embalagens de Vidro

Nem tudo o que é de vidro pode ir para o vidrão. Este ecoponto só aceita embalagens como garrafas de bebidas, frascos e boiões. Assim, tudo o que seja loiça ou cerâmica, travessas, pirex, copos ou pratos, não tem lugar neste contentor.

Provavelmente não sabia, mas neste ecoponto pode ainda depositar frascos de perfume, de creme ou de verniz, mesmo com o borrifador ou restos de produto no fundo.

Aparelhos elétricos

Seja um ferro de engomar, uma varinha mágica, uma escova de dentes elétrica, um rato de computador ou qualquer equipamento elétrico ou eletrónico, este tipo de resíduos deve ser colocado no contentor de aparelhos elétricos e eletrónicos.

Nestes contentores deve depositar também:

  • Pequenos eletrodomésticos (torradeira, cafeteira, batedeira, máquina do café, robôs de cozinha, etc.)
  • Televisões;
  • Tablets;
  • Telemóveis;
  • Pilhas.

Cápsulas de café

Já aqui falamos sobre como tomar cafés mais sustentáveis e com menos desperdício, mas se tem uma máquina de café de cápsula é necessário saber o que fazer com elas depois de usadas.

As principais marcas que vendem este tipo de cafés têm um sistema de recolha dos seus resíduos, facultando sacos próprios e pontos de recolha.

Resíduos de farmácia

Sejam frascos de vidro vazios ou com um resto no fundo, lamelas de medicamentos, seringas ou mesmo comprimidos fora de prazo, estes resíduos devem ser entregues na farmácia para que possam receber o tratamento adequado.

Rolhas de cortiça

As rolhas de cortiça são outro resíduo que não tem de acabar no lixo comum. A iniciativa Green Cork, da Quercus, recolhe rolhas usadas para lhes dar um fim mais circular. Pode entregar as suas num supermercado Continente, marca parceira desta iniciativa, no Gaia Shopping, Arrábida Shopping ou através de contacto com a associação.

Roupa

Também para a roupa velha, estragada ou rasgada há uma forma mais ecológica de descarte. Se tiver peças em condições, pode sempre doar, ou vender em segunda mão, mas se já não podem ser reutilizadas, dê-lhes uma nova vida e outras funções ou coloque-as num contentor de roupa.

Não encontrou nesta lista o que pretendia? Utilize a Waste App para saber como e onde descartar os seus resíduos. Se as suas embalagens lhe suscitarem dúvidas, fale com o Gervásio, o master da reciclagem,  através do WhatsApp, utilize a linha Ponto Verde – 210 102 480 ou o email info@pontoverde.pt para esclarecer as suas questões.