17, Junho 2022
Já separou as suas embalagens de plástico hoje?
Pst! O que vai fazer a esse invólucro de plástico? Vai procurar o ecoponto amarelo mais próximo, não vai? Torna-se cada vez mais urgente dar uso ao R de reciclar e o Pacto Português para os Plásticos volta a recordar isso mesmo com a sua nova campanha: “Recicla o plástico”. Porquê, qual e de que forma? Dizemos-lhe, já de seguida.
Pst! O que vai fazer a esse invólucro de plástico? Vai procurar o ecoponto amarelo mais próximo, não vai? Torna-se cada vez mais urgente dar uso ao R de reciclar e o Pacto Português para os Plásticos volta a recordar isso mesmo com a sua nova campanha: “Recicla o plástico”. Porquê, qual e de que forma? Dizemos-lhe, já de seguida.
Porquê reciclar o plástico?
Os números não deixam mentir: de acordo com os dados do Pacto Português dos Plásticos (PPP), em 2019, cada cidadão produziu cerca de 40 quilos de resíduos de plástico. O problema é que, desse volume gerado, apenas 36% foi encaminhado para reciclagem.
Portugal, enquanto membro da União Europeia, partilha um dos objetivos comuns para os Estados-membros: reciclar pelo menos 65%, dos seus resíduos de embalagens até ao final do ano de 2025.
No entanto, o país comprometeu-se em conseguir reciclar 70% dos seus resíduos de embalagens de plástico até 2025. Para isso, é necessário que cada português coloque por ano, pelo menos, 28 quilos de embalagens deste material no ecoponto amarelo.
Há, pelo menos, 6 vantagens em reciclar o plástico:
- Evita-se a extração de novos recursos naturais;
- Poupa-se cerca de 1/3 da energia para produzir novos produtos;
- Atinge-se uma poupança de 50% de água na produção dos materiais;
- Reduz-se a emissão de gases de efeito estufa para a atmosfera;
- Dinamiza-se a economia através da introdução de “nova” matéria prima lucrativa;
- Geram-se mais postos de trabalho.
Plásticos há muitos, mas quais é que vão para o ecoponto?
Para atingir estes objetivos é preciso saber que plásticos reciclar, como fazer a correta separação e o que fazer às embalagens que não podem ir para o ecoponto amarelo.
É claro que as embalagens do dia a dia, como as garrafas de água e de sumo, os copos de iogurte, os detergentes ou boiões de cosmética, têm todas lugar no ecoponto amarelo.
E a boa notícia é que estas embalagens não precisam ser lavadas! Não precisam de ser lavadas e podem ser enviadas assim mesmo para o ecoponto.
São de plástico, mas não vão para o ecoponto amarelo
Por outro lado, existem também aqueles objetos do dia a dia que nos levam a acreditar que podem ser reciclados juntamente com as restantes embalagens, mas tal não acontece.
Falamos de chinelos, insufláveis, brinquedos, alguidares, lâminas de barbear, escovas de dentes ou cápsulas de café. Todos têm plástico, mas nenhum tem lugar no ecoponto. Para evitar colocar estes resíduos no lixo indiferenciado procure o ecocentro mais perto ou descubra na RECICLA os projetos que ajudam a dar nova vida a estes objetos.
Já sabia tudo isto? Teste aqui se é mesmo um mestre na reciclagem do plástico.
Como se recicla o plástico?
Fica a faltar responder ao ‘como se faz’. Colocar embalagens no ecoponto amarelo é simples. Colocá-las corretamente também, mas tem regras.
Aqui ficam 3 passos a por em prática antes de colocar embalagens no ecoponto:
- Escorrer o máximo possível o que sobra de dentro da embalagem;
- Espalmar corretamente a embalagem;
- Colocar a tampa.
Não podíamos falar em como se recicla o plástico sem lhe sugerir que descubra o que acontece às embalagens depois de chegarem ao ecoponto. Deixamos-lhe aqui o exemplo do que é feito numa empresa recicladora deste material.
Agora já não tem desculpas. Recicle o plástico!