1, Agosto 2023
Este hotel transforma lençóis estragados em camisas
Se pensarmos no que são as boas práticas ambientais de um hotel, à memória vêm ideias como a poupança de água ou de eletricidade, mas raramente nos lembramos do desperdício têxtil ou do que fazer com ele. Este hotel utilizou um dos R da economia circular e deu aos lençóis velhos uma nova vida.
Se pensarmos no que são as boas práticas ambientais de um hotel, à memória vêm ideias como a poupança de água ou de eletricidade, mas raramente nos lembramos do desperdício têxtil ou do que fazer com ele. Este hotel utilizou um dos R da economia circular e deu aos lençóis velhos uma nova vida.
Lençóis com R de reutilização
O You and the Sea que a RECICLA já aqui deu a conhecer é um aparthotel de espírito surfista e ecológico situado à beira mar, na Ericeira. Entre as diversas práticas ambientais que têm em vista uma atividade turística mais sustentável, Joana Faustino, uma das proprietárias do espaço, encontrou uma resposta mais amiga do ambiente para fazer frente ao descarte de têxteis no hotel.
“Todos os dias, em pequenos (e alguns grandes) gestos, tentamos que o nosso negócio seja mais sustentável. Antes de sermos um hotel, não tínhamos noção que todos os anos o desperdício têxtil, entre lençóis e toalhas que se mancham ou rasgam irreparavelmente, ronda os 15-20%”, explica Joana Faustino.
De lençóis irreparavelmente utilizáveis a camisas
“Decidimos que teria de haver uma solução melhor do que o lixo, para esta montanha”, refere a coproprietária.
Assim nasce o “Cura by the Sea – Handcrafted Pieces From Recycled Textiles”. Um projeto que transforma lençóis que já não podem ser utilizadosno hotel em camisas.
A primeira edição acabada de lançar conta com 30 peças com quatro modelos diferentes assinados pelos artistas portugueses Sara ds Diniz, Krus, Hijade e Femo Factory.
“Com a ajuda de uma costureira local, desenhámos e produzimos camisas unissexo, a partir destes têxteis”, descreve Joana Faustino.
Um lençol, três camisas
O primeiro passo foi definir o corte, que se quis simples, prático e confortável. Cada lençol permitiu o aproveitamento médio de tecido para três camisas.
Os artistas escolhidos trabalham técnicas diferentes, conseguindo criar peças bastantes distintas. Cada artista incutiu o seu traço e a sua especialidade em cada modelo.
Sara ds Diniz criou os modelos com base em tingimento natural manual, Hijade utilizou a sua criatividade para bordar com fios de cor, Krus assina as camisas pintadas à mão e os Femo Factory recorreram à técnica da serigrafia.
Estas camisas que já foram lençóis estão à venda?
As novas peças de roupa que surgem de uma ideia de upcycling com a etiqueta “Cura by the Sea – Handcrafted Pieces From Recycled Textiles” estão disponíveis para compra na receção do hotel. Por enquanto estão disponíveis 30 unidades, à venda por valores entre os 60 e os 200 euros, mediante a técnica utilizada para a sua confeção.
O valor é exclusivamente para cobrir o trabalho dos artistas e para reverter receitas à associação ambientalista Zero.
“Este é um convite para combater o desperdício de forma criativa”, conclui a coproprietária do You and the Sea. “Cura era o nome que antigamente se dava ao tratamento dos tecidos usados, para que parecessem novos. Cura, porque ‘curamos’ um lençol ao transformá-lo, e também por ser esta uma forma de tentarmos ‘curar’ o ambiente, ao agirmos de modo mais sustentável”, acrescenta.
Gostou desta ideia sustentável? Conheça mais projetos que dão nova vida aos têxteis. Continue a ler a RECICLA para ficar a par de novidades do mundo da economia circular.