8, Junho 2021
Todos Juntos, Tudo Separado! Projeto de incentivo à reciclagem do Boticário reforça ADN sustentável da marca
O Boticário, em parceria com a Sociedade Ponto Verde, deu início, em Maio, ao movimento Todos Juntos, Tudo Separado – um projeto de sensibilização que visa despertar a atenção dos consumidores, revendedores e colaboradores da marca para a importância de adotar comportamentos mais sustentáveis que promovam a separação das embalagens em casa e a colocação posterior no ecoponto certo para que a reciclagem seja, cada vez mais, uma realidade em Portugal. Para O Boticário, cuidar do planeta é um ato de Amor tão natural como o Amor próprio, que entende como o princípio de tudo o que de bom entregamos ao mundo.
O Boticário, em parceria com a Sociedade Ponto Verde, deu início, em Maio, ao movimento Todos Juntos, Tudo Separado – um projeto de sensibilização que visa despertar a atenção dos consumidores, revendedores e colaboradores da marca para a importância de adotar comportamentos mais sustentáveis que promovam a separação das embalagens em casa e a colocação posterior no ecoponto certo para que a reciclagem seja, cada vez mais, uma realidade em Portugal. Para O Boticário, cuidar do planeta é um ato de Amor tão natural como o Amor próprio, que entende como o princípio de tudo o que de bom entregamos ao mundo.
Estivemos à conversa com Francisca Távora – Chief of Soul do Grupo Boticário Portugal – que nos contou como a sustentabilidade para o GB é ADN e um pilar estratégico do negócio. O amor e cuidado pelo planeta está bem presente desde o nascimento, em 1990, da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza– uma entidade sem fins lucrativos mantida pelo Grupo Boticário (um dos maiores ecossistemas de beleza do mundo) que tem como premissa que a natureza em equilíbrio é imprescindível para garantir a vida de todos os seres.
A operação do Grupo Boticário é construída visando melhorar a sua eficiência a partir da redução do uso de recursos naturais não renováveis e do impacto da nossa atividade no meio-ambiente. A procura do sucesso responsável norteia a nossa atuação.
A reciclagem e a logística reversa são temas prioritários para o Grupo Boticário – continua Francisca Távora. Os atributos sustentáveis estão, também, cada vez mais presentes em fórmulas e embalagens dentro do nosso portefólio. O uso do ecoálcool em perfumaria, também conhecido como etanol de segunda geração (E2G) – que tem a cana-de-açúcar como matéria-prima e origem 100% renovável – traz uma tecnologia de menor impacto nas mudanças climáticas do planeta. O plástico vegetal, usado em várias embalagens permite reduzir as emissões de carbono. As embalagens de plástico verde, como chamamos, evitam que, a cada quilo de plástico usado na produção, sejam lançados 4,95 quilos de CO² na atmosfera.
As marcas do Grupo Boticário (em Portugal, O Boticário e Quem Disse, Berenice?) são certificadas pela PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), organização de direitos dos animais, pelo não uso de testes em animais para garantir a segurança e eficácia de seus produtos. Esta certificação é importante no Brasil – onde os testes são autorizados e o Grupo Boticário assumiu o compromisso, há mais de 20 anos, de não o fazer em qualquer estágio de desenvolvimento de um produto.
Também fazemos parte, com orgulho, do programa Leaping Bunny, tendo sido pioneiros na criação de métodos alternativos de testagem. Hoje, são mais de 50 métodos desenvolvidos pelos nossos pesquisadores, que garantem a segurança e a eficácia dos produtos. Entre eles, destacam-se a pele 3D – que simula a pele humana – e o organs on a chip – que atua como um órgão humano em um chip.
Ainda mais sustentabilidade no Grupo Boticário
Além, das ações descritas acima, o Grupo Boticário assumiu 16 compromissos de sustentabilidade até 2030 – #umabelezadefuturo – que atuam para: neutralizar o impacto ambiental; promover a conservação da biodiversidade; impulsionar a beleza transparente e alavancar a diversidade e inclusão.
Para o Grupo Boticário a missão é continuar a gerar oportunidades de transformar a vida de cada um e o mundo à nossa volta através da beleza. Fazemos beleza na experiência que proporcionamos aos nossos clientes com os nossos produtos e atendimento; no empreendedorismo dos nossos revendedores; nas iniciativas que contribuem para o bem-estar e a felicidade dos nossos colaboradores e no sucesso responsável que nos rege e que. além de mitigar o impacto da nossa atividade no ambiente, quer contribuir para um melhor planeta.
Por isso orgulhamo-nos de iniciativas como o movimento Todos Juntos, Tudo Separado, da marca O Boticário em parceria com a Sociedade Ponto Verde, em que cada pessoa que consigamos sensibilizar para fazer a sua parte separando o lixo em casa terá já um sabor de missão cumprida, remata Francisca Távora.