28, Agosto 2023
A Terrárea é um restaurante verde por natureza
Conheça o mundo das plantas, experimente uma refeição vegetariana, encontre novas companhias para ter em casa ou objetos de decoração associados ao mundo vegetal. A Terrárea é tanto um restaurante como uma cafetaria e pelo caminho oferece ainda serviços de florista e decoração. Está aberto de terça a sábado desde as 10 às 19 horas e entre todas as ações procura reduzir a sua pegada carbónica.
Conheça o mundo das plantas, experimente uma refeição vegetariana, encontre novas companhias para ter em casa ou objetos de decoração associados ao mundo vegetal. A Terrárea é tanto um restaurante como uma cafetaria e pelo caminho oferece ainda serviços de florista e decoração. Está aberto de terça a sábado desde as 10 às 19 horas e entre todas as ações procura reduzir a sua pegada carbónica.
Entre ruas e prédios habitacionais no Porto há um edifício mais baixo que se destaca. As suas amplas janelas envidraçadas fazem sobressair o verde das plantas que se encontram no interior.
Como se define a Terrárea
A Terrárea pertence a Sofia e Márcio que viram na comida, nas flores, nas plantas, na decoração, na música, nas pessoas e seus companheiros de quatro patas o ambiente perfeito para o seu negócio.
“A Terrária é uma conjugação de várias coisas”, começa por dizer Sofia. “A ideia partiu de mim e do meu namorado, cuja família já estava ligada à área das plantas e flores”.
Aquando de um voluntariado em Itália de recolha de flores para chás, Sofia e Márcio ganharam maior consciência do que é a alimentação vegetariana e o que isso implica em termos ambientais.
“Acabámos por começar a esboçar um projeto que unisse estes dois mundos – de oferecer um espaço agradável de conexão com a natureza e trazer um bocadinho da paisagem natural para o meio urbano, oferecendo, ao mesmo tempo, refeições vegetarianas saborosas”, acrescenta.
Cafetaria e Restaurante Terrárea
Com opções de pequeno almoço, brunch, almoço e lanches variados, os pratos são vegetarianos e alguns veganos. Os ingredientes são produtos da época, alguns provenientes de fornecedores locais e biológicos.
De panquecas a tostas, passando por entradas para partilhar. Há chás biológicos bem como café. Sempre que possível têm saladas biológicas e micro vegetais. Todos os pratos são idealizados e confecionados na cozinha do espaço.
As preocupações ambientais são diversas. “Desde reciclar, que eu acho que é o mais básico, a tentar reutilizar os materiais ao máximo”, enumera Sofia.
Nesta área do espaço opta-se por guardanapos de papel reciclado, dizer não às palhinhas descartáveis, deixar de usar individuais de papel descartáveis nas mesas e a ter produtos de higiene e limpeza menos nocivos para o ambiente.
A estas medidas junta-se ainda o sistema de retorno de tara para as garrafas e a recolha das borras do café para entregar a quem as pode utilizar como adubo, pois, como explica Sofia, “as borras de café são boas para adubar grandes terrenos”.
A Terrárea continua no piso superior
Ao entrar a porta, a cafetaria e o restaurante encontram-se em piso térreo. As escadas dão acesso à mezzanine onde se encontra a loja de plantas e de materiais de decoração.
Nesta área do negócio, Sofia e Márcio focam particular atenção na reutilização. Procuram dar uma nova oportunidade a caixas de cartão para ajudar os clientes a transportar mais plantas, por exemplo. Reaproveitam papéis que sobram dos embrulhos; oferecem flores que já não estão em ótimas condições de venda a amigos ou conhecidos para que estes lhes possam dar nova vida.
A reutilização é ainda posta em prática na rega das plantas evitando qualquer desperdício de água.
“Utilizamos uma técnica que requer dois baldes: um cheio e um vazio. Mergulhamos os vasos das plantas no balde cheio e deixamos escorrer o excesso para o balde vazio, que se vai enchendo à medida que se vão escorrendo as plantas. No final de uma rega o balde vazio está praticamente cheio e a água é guardada para repetir o processo mais tarde”, explica Sofia.
A Terrárea procura melhorar a sua pegada ecológica um bocadinho todos os dias. “Não somos perfeitos, preferimos ser realistas e chegar a toda a gente. Tendo consciência, as mudanças vão existindo”, conclui a coproprietária.
Deixe-se inspirar por este espaço a não perder. Uma vez pelo Porto, aproveite ainda para conhecer alguns jardins escondidos. Dê mais ecologia à sua vida, pratique ações mais amigas do ambiente. Assine a newsletter da RECICLA para continuar a acompanhar dicas e novidades mais sustentáveis.
Terrárea
Rua de Brito Capelo, 1211, Matosinhos
T. 223 170 414