11, Outubro 2023
Folhas de outono e outros resíduos biológicos: como reciclá-los?
Há folhas secas a mais na sua varanda ou jardim? Não sabe o que fazer com os restos de comida ou com as cascas dos alimentos? Há uma solução simples e ecológica: a compostagem. Veja aqui o que pode e não pode colocar para compostagem e como pode passar a fazer a “reciclagem” destes resíduos.
Há folhas secas a mais na sua varanda ou jardim? Não sabe o que fazer com os restos de comida ou com as cascas dos alimentos? Há uma solução simples e ecológica: a compostagem. Veja aqui o que pode e não pode colocar para compostagem e como pode passar a fazer a “reciclagem” destes resíduos.
A compostagem é o processo que permite transformar os resíduos orgânicos num composto, isto é uma substância semelhante a solo húmido, rico em substâncias e nutrientes minerais. Tal como a reciclagem é a transformação de embalagens usadas noutras matérias primas, a compostagem é a transformação de bio resíduos em composto.
Porquê compostar os resíduos biológicos?
Ao desviar os resíduos biológicos para a compostagem está a contribuir para a sustentabilidade do planeta. Além disso, Portugal prevê que até ao final deste ano os biorresíduos sejam separados e reciclados ou recolhidos seletivamente e não são misturados com outros tipos de resíduos. Porquê?
Ao evitar o seu depósito em aterro ou envio para incineração está também a evitar a libertação de elevadas quantidades de metano e dióxido de carbono para a atmosfera, gases que aceleram o processo do aquecimento global.
A juntar a esta questão está a possibilidade de reaproveitar o que já não teria utilidade, para criar adubo de forma natural e sem recurso a produtos químicos.
Como compostar ou separar os resíduos biológicos?
Grande parte dos municípios em Portugal já possui uma solução para a separação deste tipo de resíduos.
Há vários projetos em prática:
- Um contentor de rua castanho, exclusivamente dedicado a biorresíduos;
- Distribuição de sacos gratuitos de leitura ótica que no processo de triagem, separa os biorresíduos dos restantes resíduos;
- Recolha porta a porta, como em muitos municípios já acontece com os resíduos de embalagens.
- Há ainda municípios que disponibilizam contentores de compostagem comunitários, o que permite que qualquer pessoa separe em casa os seus resíduos e que os coloque posteriormente nestes equipamentos de acesso comum.
O que se pode colocar nos contentores dos biorresíduos?
Seja qual for o sistema adotado na sua área de residência, os resíduos que pode e deve colocar nestes contentores ou nos sacos a eles destinados são:
- Cascas de fruta e de legumes;
- Folhas secas e/ou flores mortas;
- Restos de comida;
- Ossos e espinhas;
- Alimentos estragados ou degradados;
- Cascas de ovo;
- Saquetas de chá e de café;
O que não pode colocar nestes sacos ou contentores?
- Animais mortos;
- Excrementos de animais;
- Óleo alimentar;
- Embalagens de papel e cartão, plástico, metal, pacotes de bebidas, ou vidro;
- Cinzas;
- Beatas de cigarro;
Varra as folhas de outono, e encaminhe corretamente os seus restos de comida para estes contentores. Seja no Norte, no Centro, no Sul ou nas Ilhas, confirme quais as soluções que estão a ser postas em ação na sua área de residência para poder contribuir.
Assine a newsletter da RECICLA para semanalmente se manter a par das novidades do mundo da reciclagem.