27, Setembro 2023
Obras em casa? Não se esqueça de reciclar tudo o que é possível!
Está a fazer obras ou remodelações? Não se esqueça de tudo o que pode ou não reciclar. Confirme aqui como pode descartar resíduos de forma mais ecológica.
Está a fazer obras ou remodelações? Não se esqueça de tudo o que pode ou não reciclar. Confirme aqui como pode descartar resíduos de forma mais ecológica.
Pinturas e obras de retoque
Para dar uma nova vida a casa nada como fazer uma renovação de pintura e retocar algum furo que tinha na parede.
Se tiver utilizado massa para remendos, lembre-se de que o tubo ou o frasco da massa pode ser colocado no ecoponto amarelo, basta esvaziar a embalagem no máximo possível.
As latas de tinta de pequena dimensão, devem também seguir para a reciclagem, devendo ser colocados no ecoponto amarelo. Deve escorrer o máximo possível os vestígios de tinta antes de depositar no ecoponto , não sendo necessário lavar antes.
Os sacos de cimento, apesar de serem de papel, não podem ser colocados no ecoponto azul. No entanto, se nas suas pequenas obras utilizou cimento embalado em sacos de plástico tipo ráfia, saiba que estes podem ser colocados no ecoponto amarelo. Antes de o fazer, certifique-se de que estão bem esvaziados de conteúdo. O pó de cimento ao entrar em contacto com a água (no início do processo de reciclagem) pode causar muitos constrangimentos.
Utensílios de obras
Quer sejam trinchas, pincéis, rolos, espátulas, pequenas pás e vassouras, ou mesmo baldes velhos e já estragados, nenhum destes objetos deve ser colocado nos ecopontos. A melhor solução é uma boa utilização para que possam ser reutilizados o máximo de vezes possível.
Depois de realizada a pintura lave os diversos utensílios com água morna e detergente pouco abrasivo até ficarem totalmente limpos. Deixe-os secar antes de guardar.
Mudanças e alterações em casa
Se está a fazer mudanças de casa não se esqueça de que os caixotes de cartão depois de utilizados devem ser colocados no ecoponto azul. O mesmo acontece com os sacos de compras, os reutilizáveis e os de plástico, caso algum se rasgue, dê-lhe uma nova oportunidade ao colocá-lo no ecoponto amarelo.
Quanto ao monos, lembre-se de que não os deve deixar junto aos ecopontos, mas sim agendar com o serviço da câmara municipal o dia em que serão recolhidos.
Se tiver tábuas ou móveis de madeira para descartar não os coloque no ecoponto azul. O mesmo acontece com móveis semi rígidos de plástico, que não devem ser colocados no ecoponto amarelo. Ambos os tipos de resíduo devem ser levados até ao ecocentro mais próximo.
Renove a sua casa e dê-lhe um toque mais amigo do ambiente ao começar com alguns destes cuidados. Se pelo caminho surgirem dúvidas sobre como descartar corretamente os resíduos, pode perguntar à Sociedade Ponto Verde através da a linha Ponto Verde 210 102 480 ou do email info@pontoverde.pt . Continue a ler a RECICLA para saber mais sobre o mundo da reciclagem.