Já são conhecidos os melhores repórteres do Ambiente. As alunas Leonor Carmo, Beatriz Assunção e Matilde Pepe, bem como Anabela Silva, Érica Reis, Inês Torres foram as vencedoras do desafio lançado pela Academia Ponto Verde no ano letivo anterior e agora tiveram a oportunidade de usufruir do seu prémio.

No ano letivo de 2022/2023 a Academia Ponto Verde propôs aos alunos do ensino secundário e profissional que de forma individual ou em pequenos grupos partissem à descoberta de respostas a questões relacionadas com as embalagens e com a reciclagem e que se tornassem novos repórteres do ambiente.

Repórteres do Ambiente

Com o objetivo de incutir um olhar mais atento a problemas e respostas ambientais como “Estão os cidadãos alertas para a aquisição de produtos feitos com materiais reciclados?”; “A minha escola recicla?”; e ainda questões relacionadas com “A reciclagem na minha comunidade” e “A inovação na reciclagem”, estes jovens pesquisaram e realizaram trabalhos debruçando-se sobre os membros da comunidade escolar ou local.

Era possível realizar reportagens escritas ou em vídeo. Os autores dos melhores trabalhos foram publicados na revista Visão e os autores tiveram a oportunidade de conhecer a redação deste meio de comunicação.

As Repórteres do Ambiente vencedoras

O tema que um dos grupos vencedores escolheu foi a importância da reciclagem, sobre o mote “Reciclar é na Boa”, tendo sido abordada a separação de embalagens da comunidade escolar, tanto na escola como em casa.

Segundo Leonor Carmo “ainda existem muitas dúvidas em relação a este tema”, mas acrescenta, “este assunto é importante e é cada vez mais falado no dia a dia”.

Já Beatriz Assunção contou à RECICLA que com este trabalho as alunas ganharam uma noção maior de como a escola valoriza a reciclagem e que os alunos levam o tema para casa.

A professora Manuela Bento foi responsável por acompanhar e orientar estas alunas, mas refere que “o trabalho tinha de ser deles para ser autêntico. Procurei ajudar sem influenciar e penso que ficou de facto original”.

“Percebemos que esta geração é uma geração que está desperta para estas questões do ambiente e da cultura ambiental e nós só temos de os incentivar”, resume o professor Luís Nunes, que também acompanhou todo o processo.

O grupo constituído por Anabela Silva, Érica Reis, Inês Torres venceu o desafio na categoria reportagem escrita, tendo-se debruçado sobre a questão: “Sustentabilidade: Um Tema Cada Vez mais Jovem”.

O trabalho final pode ser lido na íntegra no site da Visão, estando as alunas e os professores orgulhosos do trabalho desenvolvido e do resultado alcançado. 

Desde atividades para crianças em idade pré-escolar, até aos jovens do segundo e terceiro ciclo do ensino básico, todos os anos, a Academia da Sociedade Ponto Verde promove a literacia e a educação ambiental junto das comunidades escolares através de diversas iniciativas.

Quer continuar a ajudar os mais novos a manter-se interessados pelos temas ambientais? Veja aqui que atividades fazer no fim de semana ou que livros os mais novos podem ler sobre esta temática. Mantenha-se a par de todas as novidades semanalmente e assine a newsletter da RECICLA.