21, Fevereiro 2022
Auchan deixa a sua marca no ambiente
As cadeias de supermercado têm influência na forma como os consumidores adotam ou não hábitos mais sustentáveis. A Auchan Retail Portugal é um exemplo de uma marca que marca e o diretor de responsabilidade social e corporativa, Paulo Monteiro, contou à RECICLA como tem sido o percurso para ajudar a melhorar as escolhas dos portugueses nas compras.
As cadeias de supermercado têm influência na forma como os consumidores adotam ou não hábitos mais sustentáveis. A Auchan Retail Portugal é um exemplo de uma marca que marca e o diretor de responsabilidade social e corporativa, Paulo Monteiro, contou à RECICLA como tem sido o percurso para ajudar a melhorar as escolhas dos portugueses nas compras.
Um R de reutilizar
Há já vários anos que a marca tem vindo a convidar os portugueses a utilizar embalagens reutilizáveis com o intuito de poupar recursos. Em 2020, a Auchan lançou o saco Eco Circular para quem opta por fazer compras online. Este saco é produzido com plástico 100% reciclado, é reutilizável e, claro, reciclável.
“A sustentabilidade e a promoção de uma economia circular são pilares fundamentais da Auchan”, começa por dizer Paulo Monteiro. E como a marca leva a reutilização a sério, para produzir estes sacos, até ao primeiro semestre de 2021, reaproveitou 130 toneladas de plástico separado nas suas lojas.
Ainda na ótica da reutilização, mas, também com o intuito de reduzir o plástico de utilização única, a Auchan sugere mais cinco opções:
- Sacos de rede para frutas e legumes;
- Sacos 100% algodão para o pão ou produtos a granel;
- Sacos de papel;
- Sacos de plástico vendidos nas caixas (feitos com 80% de plástico reciclado);
- Sacos de plástico reutilizáveis tipo alcofa, para acomodar todas as compras.
Um R de reduzir
A contribuição para uma economia cada vez mais circular depende de vários “R” e, como tal, reduzir, sobretudo os plásticos de utilização única, é mais um passo importante.
Nas lojas da marca, “os clientes passaram a poder utilizar as suas próprias embalagens reutilizáveis, para transportar os produtos vendidos nos balcões com venda assistida, isto é, queijaria, charcutaria, pastelaria, talho e peixaria”, explica o diretor de responsabilidade social e corporativa.
Reduzir no plástico de utilização única implicou também deixar de vender artigos descartáveis de plástico, como pratos, copos, talheres e palhinhas, desde 15 de maio de 2020. Para colmatar a falta destes produtos, a Auchan criou a linha Actuel Green, uma gama “eco-friendly”, “fabricada com recurso a materiais naturais e que contempla produtos feitos com cartão de origem sustentável”.
A Auchan usa também o R de Reciclar
E porque reciclar é um dos “R” fundamentais para a economia circular, esta ação é também muito importante para a marca.
Como a RECICLA já lhe deu nota, a Auchan utilizou latas de alumínio recicladas para produzir frigideiras.
Também na área de escritório e regresso às aulas, a reciclagem está muito presente.
“Lançámos um kit escolar sustentável com canetas, cadernos, dossiers e mochilas feitos a partir de materiais reciclados”, refere Paulo Monteiro. A marca disponibiliza mochilas e estojos feitos com plástico reciclado e cadernos e dossiers produzidos com papel e cartão reciclado.
Para ajudar nesta matéria, a Auchan conta com a ajuda da Sociedade Ponto Verde, que “é, desde sempre, o parceiro na gestão dos resíduos de embalagens não reutilizáveis, garantido o correto encaminhamento desses resíduos para valorização e reciclagem, dando continuidade à sua vida útil”.
O diretor de responsabilidade social e corporativa adianta que a SPV tem vindo a ser fundamental no que toca ao apoio técnico e formativo no momento de conceção de embalagens de forma a estas poderem ter um correto encaminhamento quando chegarem ao final de vida.
Juntar os três R para combater o desperdício
E, uma vez que falamos de uma marca de supermercados, é também essencial falar em combate ao desperdício alimentar. Este é mais um ponto relevante na estratégia da Auchan.
Decorria o ano de 2012 quando a marca introduziu a secção de venda a granel. Paulo Monteiro acredita que “as vantagens ambientais são evidentes e valorizadas pelos clientes”. Com esta área os clientes podem não só levar apenas a quantidade de que necessitam como poupar recursos na utilização de embalagens.
Para salvar alguns alimentos, a marca criou ainda outras três iniciativas:
O bolo de banana vegan, que é produzido nas pastelarias Auchan com recurso a bananas muito maduras recolhidas das lojas. Com esta ação, já foi possível aproveitar perto de 1 tonelada de fruta e evitar a emissão de mais de 2,3 toneladas de CO2.
Pão para Culinária é outro exemplo de como salvar perto de 45 toneladas de pão em ano e meio. Consiste em vender pão do dia anterior para uso culinário, isto é, tostas ou migas, por exemplo, a um preço inferior, ou ainda em transformar o pão com mais de dois dias em pão ralado.
Borras de café para transformar em fertilizante. As borras de café produzidas nas cafetarias das lojas são recolhidas e entregues a produtores locais, parceiros da marca, para serem reaproveitadas como fertilizante de solos e repelente de pragas.
Na Auchan a sustentabilidade dá frutos
Até agora, o trabalho da marca já conquistou alguns números que contribuem para fazer a diferença num planeta mais sustentável.
Nos últimos três anos a Auchan conseguiu:
- Eliminar 594 toneladas plástico;
- Substituir 679 toneladas de plástico virgem por plástico reciclado;
- Enviar para reciclagem 93% dos resíduos produzidos em loja.
Desde 2019 atingiu:
- A recolha de 99 toneladas de óleos alimentares usados;
- A redução em 5% do consumo de energia nas nossas lojas;
- A entrega de excedentes alimentares que ultrapassa os nove milhões de euros.
Para o futuro, pretende continuar a lutar contra a poluição causada pelo plástico, tendo, para isso, traçado dois grandes objetivos: tornar todas as embalagens de marca própria reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis, e eliminar as embalagens de plástico nas secções de produtos frescos, frutas e legumes, assim como de consumíveis, na zona de restauração e cafetaria.
“Sabemos que mudar atitudes e comportamentos leva tempo e exige persistência”, admite o diretor de responsabilidade social e corporativa, sublinhando: “No entanto, o nosso papel passa por sermos facilitadores, facultando aos nossos clientes o máximo de opções para que possam adotar hábitos mais sustentáveis”.
Se quiser saber mais sobre as marcas que deixam marcas na sustentabilidade, e estar a par de todas as novidades sobre reciclagem e sustentabilidade, deixamos um convite: subscreva a newsletter da RECICLA!